fbpx

Casas de acolhida

“Nossa missão é ser ponte de reconciliação com Deus, resgatando o homem da morte para a vida”.

Uma casa para acolher a quem precisa

Há mais de 20 anos, a Comunidade Água Viva, uma nova comunidade da Igreja Católica, desenvolve ações diversificadas que promovem o equilíbrio psicoemocional e espiritual de pessoas de todas as idades e classes sociais. Os trabalhos incluem acolhimento em casas de missão, atendimentos terapêuticos individuais e em grupo, visitas, grupos de oração, obras sociais, estudo bíblico, seminários, retiros, encontros de evangelização, entre outras atividades que beneficiam pessoas de várias partes do país.

Entre tantas iniciativas está a Casa de Acolhida Filho Pródigo, uma proposta de tratamento integrado, voltado para homens e mulheres que apresentam quadros psicoemocionais graves, como depressão, síndrome do pânico, intenção suicida, falta de sentido da vida, estafa, além daqueles que buscam um processo de autoconhecimento, diante de alguma situação da sua vida. Trata-se de um período de recolhimento voluntário, no qual o participante opta por vivenciar uma profunda experiência de resgate da dignidade e encontro consigo mesmo e com Deus.

Para a promoção da cura psicoemocional e espiritual, o paciente fica hospedado por um período pré-determinado na Fonte da Vida (sítio da Comunidade), onde participa de atividades individuais e coletivas, sendo acompanhado de perto por monitores, terapeutas familiares sistêmicos, psicólogos, fisioterapeuta, nutricionista, massoterapeuta, educador físico, entre outros profissionais e missionários, que se desdobram na missão de contribuir para a restauração da vida, em sua plenitude.

Atividades realizadas na Casa de Acolhida:

Casas de acolhida Comunidade Água Viva

Acompanhamento Individual

Todo o participante é acompanhado de forma individual por um monitor que, além de deter o histórico do paciente, verifica e mensura sua evolução diária, bem como identifica suas particularidades e providencia o necessário à eficácia do tratamento. O monitor é, também, o seu tutor espiritual, colhendo-o em sua busca por respostas e compreensão da vida, enquanto filho de Deus, e conduzindo-o ao conhecimento espiritual, por meio da Palavra.


Avaliação Psicológica

O paciente é submetido aos exames específicos, aplicados e avaliados por psicólogos, para identificar o quadro e indicar o tratamento adequado a cada caso.


Genograma

Os participantes constroem, juntamente com psicólogos e equipe especializada, o seu Genograma – representações simbólicas das relações entre os membros da sua família que, além do grau de parentesco, deflagram padrões de comportamento, atitudes e doenças físicas e psíquicas.  A atuação é realizada por meio da Célula de Cura Interior.


Terapia Familiar

A terapia familiar é uma importante ferramenta de autoconhecimento e cura de traumas e dores psicoemocionais e tem contribuído significativamente para restaurar a saúde emocional dos internos.

Sessão de terapia individual com Raquel Carpenter
Sessão de terapia
Terapeuta Raquel Carpenter

Atendimento de Oração

Ao menos, duas vezes por semana, o interno é atendido em oração, podendo fortalecer a sua fé durante o processo de restauração e cura interior.

Casas de acolhida Comunidade Água Viva
Atendimento de oração individual

Massoterapia

Os pacientes têm atendimento semanal de massoterapia, cujas técnicas aplicadas auxiliam para o relaxamento do corpo e da mente, contribuindo para o processo de restauração da saúde, como um todo.

Sessão de massoterapia nas Casas de acolhida da Comunidade Água Viva
Sessão de massoterapia

Atividade Física

Todos os dias, os participantes realizam exercícios físicos propostos por profissional da área, contribuindo para a autorregulação emocional, redução do stress, aumento da disposição, energia e bem-estar, com ganhos significativos para a sua saúde física e mental.

Atividades físicas nas Casas de acolhida da Comunidade Água Viva
Atividade física com profissionais de educação física

Alimentação como aliada

A atuação na Casa de Acolhida também considera a alimentação balanceada como um aspecto favorável no processo de cura do paciente. O cardápio é montado por nutricionista e os alimentos são frescos e orgânicos.


Artesanato

Entre as atividades propostas para os pacientes está a produção de peças artesanais, contribuindo para o aprendizado de novas habilidades, atuação manual, relaxamento, redução da ansiedade, disposição e satisfação pessoal, entre outros ganhos. A atuação é realizada por meio da Célula Artesanato.

Oficina de artesanato

Cultivo da Terra

Outra atividade realizada pelos pacientes é o cultivo, a poda e demais cuidados com jardins e plantações da Fonte da Vida. A proposta agrega os benefícios que vão do relaxamento ao conhecimento de novas e prazerosas habilidades. A atuação é realizada por meio da Célula da Vida.

horta

Retiros

Os hóspedes da Casa de Acolhida participam dos retiros realizados pela Comunidade Água Viva. Tantos os eventos preparados para a população em geral, quanto retiros realizados especificamente para os próprios internos.


Evangelização

Por meio de palestras, estudos individuais e coletivos e outras vivências, o participante tem acesso a uma evangelização básica, aprendendo sobre perdão, salvação, conduta e outros conceitos cristãos e católicos. A atuação é realizada por meio da Célula Kerigma.


Acomodação e Vivência

Os participantes são acomodados em alojamentos coletivos, estando em contato direto com consagrados que vivem na Comunidade e vocacionados que atuam no local, além dos demais participantes da Casa Filho Pródigo. Participam intensamente da rotina da Comunidade, nunca estando sozinhos. A presença constante e a partilha em grupo têm sido grandes aliadas no processo de transformação e cura desses pacientes.


Construção da Nova Casa de Acolhida

Contato:
karlla – 27 99783-1037
Kátya – 27 99641-3336

E-mail: casadeacolhida@comunidadeaguaviva.com

Doações para a obra:

https://painel.dupay.com.br/app/casadeacolhida