fbpx

Faça parte do Carisma

O Carisma Água Viva nasce em uma época que o homem está cada vez mais fraco em suas convicções de fé e adesão a Jesus Cristo, fragmentado, coisificado, perdendo assim sua identidade de filho de Deus. Este carisma é uma resposta providencial do Espírito para a Igreja que clama para que as pessoas retomem às suas convicções, decidam-se por Cristo e vivam com ousadia sua identidade de Filhos de Deus. “Só será possível haver um retorno a verdadeira identidade quando o ser humano voltar-se a si mesmo, se reconhecendo Imagem e Semelhança de Deus.” (Papa Bento XVI)

Quero fazer uma caminho de Consagração no Carisma Água Viva

carisma

O objetivo central do caminho vocacional da Comunidade Católica Água Viva é a preparação da pessoa para a consagração total de si mesma a Deus no seguimento de Cristo, a serviço da missão. Atingir em profundidade a própria pessoa, de tal modo que cada uma das suas atitudes ou gestos, tanto nos momentos importantes como nas circunstâncias ordinárias da vida, possa revelar a sua pertença total e feliz a Deus. Trata-se de um itinerário de progressiva assimilação dos sentimentos de Cristo, num profundo resgate da sua dignidade de Filho de Deus.

carisma

Iniciamos com um ano de discernimento vocacional que chamamos de Escola de missão Água Viva. Aceitos no Caminho Vocacional seguem 4 anos de formação: Postulantado I, PostulantadoII, Pré Discipulado e Discipulado.

São considerados membros da Escola de Missão Água Viva os candidatos que fizeram o pré vocacional. Esta tem por finalidade capacitar o candidato a doar a sua vida por Cristo e pela Igreja no Carisma Água Viva. Tem como base formativa uma profunda experiência com o querigma, na ótica do Carisma, e uma primeira noção de vida em comunidade para que se faça um discernimento pessoal e firme o desejo de ser um Água Viva. Após este período o candidato pode ingressar no Postulantado I, conforme descrito no Estatuto da Comunidade.

Postulantado I

São conduzidos a se colocarem diante de verdades profundas sobre sua condição atual enquanto pessoa. Diante desta verdade, inicia-se o processo de autoconhecimento e cura interior, onde o vocacionado percebe as mentiras de sua história e se encontra com a Verdade de quem ele é, reescrevendo sua história de salvação em Cristo que resgata a dignidade do homem. Este faz o entendimento de que Deus o criou para ir além de si (transcendência), o criou com uma missão, uma marca, uma promessa para o mundo. Deste modo é possível fazer da sua vida um dom para estar a serviço da nova evangelização na liberdade e na alegria de doar-se.

Postulantado II

Os Postulantes, neste segundo ano, são conduzidos a uma resposta mais madura a Cristo e ao Carisma, recebendo, assim, o sinal da comunidade significando uma

adesão comprometida com a missão de resgatar a dignidade dos filhos de Deus sendo ponte de reconciliação, em um despojamento de vida pela obra.

Pré Discipulado

Trabalhamos neste nível de pertença uma entrega de vida na obra da comunidade. Uma formação mais intensa e ordinária na missão evangelizadora de encontrar o Cristo que regata a dignidade do homem em cada irmão e irmã na missão. É momento de colocar em prática toda a formação recebida. Tempo forte de viver a profecia do carisma, “Resgatar o filho de Deus que se encontra em indignidade, levando a palavra libertadora do amor incondicional e misericordioso de Deus”.

Discipulado

carisma Trabalhamos mais intensamente a espiritualidade dos Conselhos Evangélicos, aspectos mais profundos do carisma e os baluartes da comunidade em preparação para as primeiras promessas. São acompanhados semanalmente pelo formador da Casa do Discipulado, possuem aulas diárias para que sejam capazes de dar uma resposta madura à Igreja e a Comunidade.

 

Não tenho chamado à vida consagrada mas quero fazer parte da comunidade

Então ser família Água Viva é o seu lugar!
Ser Família Água Viva também é responder a um chamado de Deus em sua vida! Existem aqueles que participam intensamente das atividades da Comunidade: retiros, seminários… porque têm sede desta água. Mas não se sentem chamados a trilhar um caminho de vida consagrada, ou ainda não estão prontos.

Para todos aqueles que já beberam desta água e desejam anunciar para o mundo aquilo que o Senhor realizou através do Carisma Água Viva, sejam bem vindos ao Família Água Viva.

Os membros da Família Água Viva são aqueles que passam o paralítico pelo telhado para que ele seja curado. E fazem isto porque um dia já foram este paralítico, já fizeram a passagem da morte para a vida e hoje conhecem o caminho para conduzí-lo ao verdadeiro sentido da vida: Jesus!

É inaugurado um novo tempo para a Família. “Vinho novo em odres novos” (Mc.2, 18-22).

Objetivo: Os encontros da Família Água Viva acontecem semanalmente, e são este lugar que atrai corações que tem sede da Água Viva e que, como a Samaritana, saem para testemunhar os grandes feitos do Senhor em suas vidas. E que por ter experimentado desta água, vão como os amigos do paralítico, ao encontro daqueles que perderam o sentido da vida e os levam ao encontro de Jesus. O objetivo dos encontros é levar o membro ao experimento da vida pelas vias do Carisma Água Viva.

O membro é acompanhado de perto por um consagrado, para aproximá-lo ainda mais do Carisma.